20 anos de ‘O Show de Truman’, um filme ainda relevante.

O Show de Truman estreou em 1998, trazendo uma trama digna de ficção científica – o filme acompanha a história de Truman (Jim Carrey), um homem que nasceu e cresceu na frente das câmeras, em um reality show que transmite sua rotina 24h por dia. Todos ao redor do protagonista sabem o que está acontecendo, menos ele.

Na época, ainda sem o boom da tecnologia à sociedade como um todo, o filme soou meio estranho e até um pouco controverso. Porém, 20 anos depois, a trama que envolve o filme é mais atual do que nunca. O reality show vivido por Truman é palpável e palatável para nós hoje em dia. Exemplo disso, são as inúmeras edições dos “Big Brothers” que nos é mostrado na televisão, que é impossível não fazer a comparação do filme com estes programas. Indo além, com a pulverização das redes sociais, se tornou corriqueiro ver registrado em seu feed da sua rede social de preferência, ver o que as ditas “celebridades” fazem do seu dia a dia., configurando, dessa forma, em um senso de vigilância, tal como é mostrado no filme.

A relação de Truman com o diretor do programa, Christof, interpretado por Ed Harris, é uma relação de criador e criatura. Christof faz da vida de sua criatura uma espetáculo, onde ele decide toda as ações e até sentimentos. Assumindo a autonomia como um deus ao ter a vida de Truman nas mãos, não obstante fica a comparação com as relações apresentadas no mundo real, quando em relação às nossas próprias escolhas, onde nos prendemos ao que nos é “dado” ao invés de ir em busca de novas coisas e, sair do lugar comum.

Com um timing para o seu final, O Show de Truman é um filme a ser novamente assistido, e trabalharmos com as ações fruto das relações, as quais, no fim, podem se distanciar do que se entende por verdadeiro/autêntico. e para um pensamento profundo referente a como vivemos nossas vidas e como, de certa forma, algumas coisas podem parecer falsas. Mas cabe a nós poder enxergar as coisas e tentar sair desse reality show. E, para o caso de não nos vermos mais: Bom dia, boa tarde e boa noite!

About Ronan Carvalho 75 Articles
Designer, Gamer, Membro da Tropa dos Lanternas Amarelos e morador de Hell's Kitchen