A ficção científica original de ‘Xing Ling’

A Ficção Científica (FC) é um dos gêneros literários que tem se tornado um dos mais conhecidos. Como já dito em outras publicações, a FC tem suas origens e sub gêneros que fazem dele um dos mais fascinante modos para debater temas relevantes aos leitores.

Recomendado pela nossa parceira Daniella, do Canastra Literária, ‘Xing Ling – Made In China’ é uma ficção, embalada por uma pegada cômica e satírica, a ser lida e, principalmente, debatida.

Escrito por Victor Mascarenhas e lançado pela Editora baiana Solisluna, ‘Xing Ling – made in China’ se passa em um futuro hipotético, quando o Pelourinho (região muito conhecida da nossa cidade) é transformado por um conglomerado empresarial chinês. O Centro Histórico, núcleo original da fundação de Salvador, é metaforizado no coração da capital, logo, em uma espécie de centro de força gravitacional de seu povo.

Victor Mascarenhas

Com essa premissa, Mascarenhas mostra de forma lúdica e cômica – já a começar pelo título da obra –  uma crítica muito sagaz de como nós baianos, somos vistos pelo restante do mundo. O Pelourinho, na trama, é cercado por muros, onde os turistas entram, aproveitam toda sua estrutura, enquanto o povo é deixado do lado de fora, largado ao lixo e à miséria – qualquer semelhança com mercantilização da cultura e festas populares da capital, passa longe de ser uma mera coincidência/retrato.

Além disso, a obra é carregada por uma crítica política, mesmo que apartidária, com citações à era do Carlismo e os governos subsequentes que fizeram parte da história da cidade. Sobra crítica para população, que, passivos e anestesiados pela promessa do “eterno Carnaval”, assistem a transformação da cidade em um monstrengo de aço, vidro, engarrafamentos caóticos e eterna injustiça/desigualdade social.

Com um final em aberto e surpreendente, ‘Xing Ling Made In China’ nos dá um retrato de como Salvador é um berço da cultura mundial, mas podemos acabar por vendê-la a um preço muito barato, para qualquer gringo que pague mais. Uma obra que deve ser lida em seu original… não aceite imitações!

Sobre Ronan Carvalho 83 Artigos
Designer, Gamer, Membro da Tropa dos Lanternas Amarelos e morador de Hell's Kitchen