Apesar de bom, ‘Han Solo’ é um filme desnecessário

A aquisição da Lucas Film pela Disney, em 2012, pegou alguns fãs de Star Wars de surpresa e colocando dúvidas sobre o rumo da franquia na casa do Mickey. Seis anos passados, 3 filmes lançados e os mesmos fãs ainda se mantêm céticos quanto à qualidade do material apresentado. Bom, a verdade é que a Disney visa a franquia como um produto lucrativo e pretende tirar tudo o que for possível disso. Com Rogue One, iniciou-se o selo “Uma História de Star Wars”, que mostrou qualidade de roteiro e tapou alguns furos da trilogia clássica. Eis que estamos em 2018 e é lançado ‘Han Solo’ sob o mesmo selo – pena que não mantém a mesma qualidade do seu antecessor.

Desde o anúncio, ‘Han Solo’ criou uma certa decepção no público por ter de querer explicar muitos dos mitos que foram apresentados na trilogia clássica. E certas explicações, aparentemente, deveriam continuar no imaginário do fã (como a de seu sobrenome). No filme, é mostrada a origem do personagem eternizado por Harrison Ford – desta vez interpretado por Alden Ehrenreich – e algumas curiosidades sobre as lendas contadas em filmes anteriores. Basicamente é isso que o filme passa. O roteiro é simples e acaba por mostrar uma aventura com mini twists previsíveis, que acabam por tirar o peso das reviravoltas.

O elenco é o maior acerto do filme. Alden Ehrenreich mostra um jovem Han Solo que consegue andar por si, mas ao mesmo tempo mantém trejeitos do clássico.  Emilia Clarke entrega uma Qi’Ra charmosa e que cativa o público pelo jeito audacioso e inventivo. Donald Glover traz charme ao Lando, que faz lembrar o da trilogia clássica. Paul Bettany entrega um vilão bom, apesar do pouco tempo de tela.

‘Han Solo’ é um filme bom, que entretém e deve agradar aos fãs menos exigentes, mas é uma história desnecessária, principalmente quando se pensa em diversas outras possibilidades que poderiam ser trabalhadas no universo expandido da franquia. É notório o esforço para se dar substância ao personagem e sua jornada, mas, às vezes, alguns mitos devem se manter no mistério de quem os conta.

About Ronan Carvalho 75 Articles
Designer, Gamer, Membro da Tropa dos Lanternas Amarelos e morador de Hell's Kitchen