Busker: história de amor entre um artista e sua arte

Viver de arte é difícil em qualquer parte do mundo. Seja músico, artista plástico, ator… enfim, ganhar dinheiro nessa área de atuação requer persistência, talento, e um pouco de sorte – que não faz mal a ninguém, em qualquer sentido. Todos esses elementos além de essenciais para manutenção do artista, podem fazê-lo também brilhar – acredito ainda mais nisso depois de ler essa pérola achada no Artists’ Alley da CCXP 2018.

‘Busker’ é escrita e desenhada por Ryan Smallman, mais conhecido pelos seus desenhos para o site Omelete. A HQ Busker conta a história de Clayton, um jovem que persegue o sonho de ser músico na impessoal São Paulo, uma cidade onde nem sempre um artista de rua (busker, em inglês) e sua sensibilidade têm vez. Como em toda história de amor, o protagonista descobrirá que os sonhos – mesmo os mais verdadeiros – podem partir seu coração. Caberá a ele decidir se abrir mão deles é o caminho a ser trilhado ou se o correto é lutar por aquilo que mais ama.

Ryan Smallman

O visual do quadrinho é altamente belo. Já conhecia o traço do Ryan de suas caricaturas que estampavam o site, e com a hq foi possível perceber ainda mais sua aptidão para a escrita. Clayton é um retrato de como existe gente talentosa cantando mundo afora, em busca de uma “lugar ao sol” para mostrar sua arte. A HQ também tem uma mensagem quanto ao uso da internet, de forma benéfica, para os artistas que pensam em se lançar – do velho jargão: pra ser visto, tem que se mostrar.

Com uma música que foi composta pelo próprio Ryan e sua esposa, Beatriz Smallman, para acompanhar a história, Busker é um quadrinho leve que para quem o lê. Apesar de um final um tanto triste, vale muito a pena ler e dar voz aos artistas independentes – das ruas e dos quadrinhos. Compre a HQ aqui

Avatar

Ronan Carvalho

Designer, Gamer, Membro da Tropa dos Lanternas Amarelos e morador de Hell's Kitchen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.