Campus Party BA começa hoje! Veja dicas de atividades!

Ludmilla mandou avisar que é hoje! Começa a Campus Party Bahia 2018! Aproveitamos para trazer dicas de atividades que podem abrilhantar estes 4 dias e a sua vida! Vários grupos de Salvador estarão presentes, incluindo o TABULEIRO NERD, então, vamos com tudo!

 

Antes de mais nada, não se esqueça de pegar o mapa para não se perder nem atrasar! É muito conteúdo bom entre palestras, workshops, estandes, demonstrações, freeplay e bate-papos!


15h às 15h45 – RPG: A Construção de Uma Narrativa

Workshop Multi

Luis Eduardo (Garou)

 

A RPG (Role-playing Game) é um jogo de interpretação montado dentro de uma narrativa, uma ferramenta pedagógica de grande valor. Esse Workshop visa ensinar pontos chaves para construção de uma narrativa coerente e interessante para todos os que o utilizam a ferramenta em seu círculo social como uma forma de lazer ou com um objetivo didático. Nesta apresentação trabalharemos métodos que visam aguçar os sentidos e desenvolver as habilidades dos jogadores, apresentarmos métodos para criação de uma narrativa que interaja e estimule o desenvolvimento do narrador durante a criação das aventuras ou campanha e a sua execução, assim como o desenvolvimento dos próprios jogadores e a sua imersão no universo criado.A criação de uma narrativa pode contar com diversas ferramentas para uma boa construção e a tecnologia é uma das melhores formas de tornar singular a experiência dos jogadores dentro de um cenário. Neste workshop apresentaremos algumas dessas ferramentas, assim como dicas para tornar a Narrativa interessante e envolvente.

 

17h às 17h45 – Minas de (FÉ)rro de Solda

Palco Feel the Future

Geisa Santos | Daiane Brasil | Ká Menezes

 

Inserção das mulheres como protagonistas no sucesso de desenvolvimento de tecnologia.

 

17h às 17h45 – Fake News: todo mundo tem acesso, quase ninguém sabe o que é de verdade.

Palco Coders & Makers

Clara Nobre

 

Fake News são mensagens que deliberadamente distribuem mentiras ou notícias fantasiosas com o intuito de propagar pânico, dividir opinião pública ou influenciar decisões. Pelo senso comum sobre elas, o público as vêem como um mecanismo inofensivo que foi desenvolvido para influenciar decisões de compra, marketing e até opiniões políticas. Porém, o pior está na função secundária desse mecanismo, pois cibercriminosos estão utilizando-as como vetor para propagar malwares nas redes e aplicativos. A atividade irá esclarecer o que são malwares e como eles podem mudar totalmente a vida de uma pessoa, especialmente por muitas delas os acharem inofensivos e acreditarem que antivírus poderão resolver seus problemas. Semelhante a um ataque de phishing, muitas variáveis estão em jogo, como por exemplo, nem todos os links do Facebook são considerados falsos e ferramentas de detecção automatizada não são capazes de identificá-los. A internet do mesmo jeito que nos salva por permitir nos manter informados em tempo real, pode nos destruir e a gente nem sabe, ou pior, permitimos inconscientemente o uso dos nossos dados.

 

19h às 20h – Star Wars: Uma História Disney

Palco Games & Creativity

Marcel Ayres | João Marcelo Cunha

 

Star Wars é unanimidade quando o assunto é Transmedia Storytelling. Mas quais são as estratégias e o que está por vir no universo construído pela Disney? No papo, Marcel Ayres e João Marcelo Cunha farão uma breve análise de como a empresa do Mickey está costurando diferentes produtos narrativos para expandir a experiência dos fãs na galáxia muito, muito distante.

 

22h às 22h45 – Tecnologia, Humanidade e Empatia
Palco Feel the Future

Mariéme Jamme

 

Os reais motivos para a tecnologia precisa ser humana e empática.

 

22h às 22h45 – Estratégias de Concept Art para Games

Palco Games & Creativity
Danilo Dias

A arte conceitual para os games faz parte do instante sublime da criação, é o momento onde o futuro do seu game está sendo traçado e é nessa hora que você dita o sucesso ou não da sua criação. Pensando nisso, vamos explorar juntos, relatos de caso que apresentam processos graduais do desenvolvimento da arte para games, iniciando com as estratégias de criatividade, inspiração e pesquisas, passando pela pré-produção, produção até a pós-produção e entender como se obtém bons resultados que façam com que seu game, através da arte, se torne inesquecível e uma referência por gerações!

00h às 00h45 – RPG como ferramenta de ensino nas escolas

Palco Games & Creativity

Daniel Sena

 

A proposta é mostrar indicadores de como o RPG de mesa – (jogo de interpretação de papéis) pode ser utilizado como ferramenta pedagógica eficiente e proporcionar ao aluno uma outra perspectiva de aprendizado através do jogo.

 

00h às 01h45 – Além do Stories: Criando Conteúdo de Vídeo Envolvente e Criativo

Workshop Multi

Lucas Souza

 

Os stories já são uma das estratégias mais relevantes do conteúdo nas mídias, mas como aproveitar ainda mais desses 15 segundos? A proposta do Workshop é elevar as ideias de como criar conteúdo em formato vertical.

 

01h às 01h45 – Construção de Narrativa e Storytelling

Palco Games & Creativity

Wilson Santos

 

A palestra tem como objetivo instruir a utilizar suas palavras para desenvolver a imaginação de quem as interpreta, fazendo das suas fantasias e histórias o seu legado, e como melhorar sua persuasão e conseguir transmitir suas ideias de forma que atraia o interesse do seu público alvo.

 

10h30 às 11h30 – Software Livre, Dados Abertos e Direitos Humanos

Palco STEAM

Vicente Aguiar | Jaborandi Tupinambá | Karina Menezes | Luciano Ataíde

 

Qual é a relação entre Software Livre, Dados Abertos e Direitos Humanos? Como o acesso livre à informação e ao código fonte podem potencializar a minha cidadania e o meu direito fundamental à liberdade? Essas e outras perguntas serão tema de debate promovido pelo Governo da Bahia com colaboradores engajados no movimento por uma internet livre e tecnologia compreendida por todos.

 

10h30 às 11h30 – Políticas Públicas Culturais e Jogos Digitais
Palco Games & Creativity
Lynn Alves

 

O Estudo de Caso da Bahia.

 

12h às 12h45 – A utilização de videogames na pesquisa histórica
Palco Games & Creativity
Diogo Carvalho

 

13h às 13h45 – Jogue como uma garota: Arena Games e as Mulheres Gamers no Cenário Regional
Palco Games & Creativity
Isabela Sardeiro | Luidia Oliveira Falcão | Gessica Marques

Mulheres no cenário nacional dos games e o impacto social que a expansão destes tem trazido para a vida de milhares de brasileiros, fazendo um paralelo entre as mudanças ocorridas no mercado dos games e como o machismo vem sendo enfrentado e combatido, em um bate-papo descontraído e cheio de entrosamento.

 

16h às 16h45 – Realidade Virtual: Muito Além de Games
Palco Empreendedorismo & StartUp
Marcos Oliveira

Aplicação da RV em Educação, Saúde , Turismo, Arquitetura, Imobiliária, Psicologia,Demonstração dos Óculos Standalone com aplicações próprias da VR7.

 

16h às 16h45 – Experiência do Usuário? Que porra é essa?
Palco Games & Creativity
Vinicius Lima

Toda a empresa que pensa na criação de produtos digitais precisa pensar design e, consequentemente, precisa de uma equipe de design. Tudo isso para garantir que o seu produto seja pensado estrategicamente para gerar impacto nas PESSOAS. E aqui está o nosso ponto principal, as pessoas. É preciso entender suas necessidades e definir o problema para só então pensar na solução. As vantagens são: além de conquistar um usuário fiel, passar uma imagem mais confiável e mostrar ser autoridade no assunto. A manutenção pode sair menos custosa, afinal, se houver um cuidado com a usabilidade antes, não haverá gasto de tempo e recursos com problemas de suporte.

00h às 00h45 – Pioneirismos em Star Trek
Palco STEAM
Lari Bacelar | Ricardo Oliveira | Ronan Carvalho

 

A atividade foi baseada no vídeo da comunidade de mesmo título. Aqui damos uma abordagem mais aprofundada trazendo a vida do autor, as referências que o influenciaram e focando nos itens relevantes ligando-os a fatos históricos que demonstram a grande influência da série do ponto de vista de promover a tolerância, inclusão e também do ponto de vista tecnológico, influenciando a criação de novas tecnologias que nos acompanham até os dias atuais.


01h às 01h45 – O Livro é Melhor! Uma discussão sobre adaptações cinematográficas
Palco Games & Creativity
Izabella de Azevedo | Fernando Medeiros | Vinícius Amancio

Sonho para alguns, pesadelo para outros, separamos nossa lista da decepção e os nossos xodós para discutir: o que exatamente faz a adaptação de um livro, game ou quadrinho para as telonas, ruim? Porque Senhor dos Anéis funcionou e Percy Jackson, não? São essas e outras questões acerca desse temido e odiado tópico que discutiremos nesse painel. Trazendo o olhar para conceitos como reboot e transmídia, tentaremos entender esse processo que constante e inúmeras vezes teve resultados desastrosos para a indústria e para fãs.


10h30 às 11h30 – Como ser uma Menina Digital
Palco Educação do Futuro
Juliana Oliveira | Cintia Mercês

Nos primórdios da computação as mulheres eram protagonistas. Atualmente a falta de representatividade de gênero na área é um dos maiores desafios. Por que as mulheres foram afastadas da área de ciência da computação nas últimas décadas? Tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho, estereótipos de gênero, preconceito, condicionamento cultural, assédio e desigualdades salariais são alguns dos fatores responsáveis por esse cenário. Dados de 2013 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostram que 79% das mulheres que entram nas faculdades da área abandonam o curso no primeiro ano. Para mudar a realidade e a hegemonia masculina no mundo da ciência e tecnologia, além de engajar e aumentar o envolvimento das mulheres com a tecnologia é necessário criar mecanismos para permanência de mulheres na área. Nesta palestra serão apresentados caminhos para as mulheres poderem interagir com a tecnologia; inspirar, debater e aprender com outras mulheres; conhecer histórias de mulheres bem-sucedidas; realizar atividades de empoderamento feminino; participar de redes de apoio para troca de informações e ajuda; e desenvolver habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, de modo a transformar a realidade da participação e permanência feminina na computação.


12h às 13h – Mesa Redonda: Jogos para Formação Educacional e Empresarial
Palco Games & Creativity
Mirna de Souza | Fernanda Reis | Wilmara Marques | Lucas Fontinele |       

Marcelle Minho | Tiago Pessoa

 

Utilização de jogos em práticas formativas. Debate sobre a influência e resultados que podemos obter ao utilizar jogos educacionais ou não para melhorar o aprendizado significativo seja ele com foco de aprendizado corporativo, institucional ou social.

 

13h às 13h45 – Tendências Nacionais Criadas por Startups Baianas
Palco Coders & Makers
Camilo Telles | Emerson Barreto | Osvaldo Matos

Uma plataforma capaz de automatizar a relação financeira entre compradores e fornecedores, outra busca entender melhor seus direitos e deveres através de uma comunidade com mais de 20 milhões de brasileiros e um sistema que ajuda o ambulante ou dono de restaurante a vender e controlar o seu fluxo de estoque colocando tudo na nuvem. Essas e outras tendências nacionais são criadas por startups baianas e conquistaram o Brasil e o mundo.


15h às 15h45 – Por que entender a Evolução da Tecnologia
Palco STEAM
Milena Melo

A mulher tem um papel fundamental na evolução da tecnologia. Mulheres, como Ada Lovelace, fizeram grande diferença e, ainda assim, pouco se sabe sobre. Neste sentido, a proposta da palestra é trazer essas mulheres que fizeram história como grandes exemplos na tecnologia, desconstruir o conceito de distinção de gênero, tendo como objetivo empoderar mulheres como sendo figuras importantes e essenciais na área da tecnologia.

 

15h às 15h45 – Games Made in Bahia
Palco Games & Creativity
Jai Souza

Tabuleiro como palco de conflitos e sabotagens. Na guerra, a chapa ferve e o sangue dá lugar ao dendê. Quando o confronto exala o cheiro de risco, soldados se colocam à disposição. De um lado, devidamente fardados, estão guerreiros como a pimenta, o vinagrete, o caruru, o vatapá e o camarão. Do outro, a tropa formada pela carne, o queijo, a alface e o ovo. A briga põe em lados opostos dois grandes comandantes: o acarajé e o hambúrguer. De que lado você ficaria? A provocação é proposta por um game produzido pela Moovi Game Estúdio, empresa residente do Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. Neste painel, o CEO da Moovi, Jai Souza vai discorrer sobre os motivos dele investir no segmento de games e o processo de desenvolvimento de personagens tão peculiares a cultura brasileira.


18h às 20h – Tecnologia Assistiva: Inovação e Tecnologia para Promover a Igualdade
Workshop Coders & Makers
Justino de Araújo

 

Oficina de Tecnologia Assistiva: Inovação e tecnologia para promover igualdade é uma proposta do Instituto Federal da Bahia(IFBA) em parceria em parceria como polo de inovação de salvador -PIS ), que objetiva reunir campuseiros, iniciantes ou não, que desejam fazer um mundo melhor através da aplicação de tecnologias para auxílio das pessoas com deficiências. Serão apresentadas diversas perspectivas de tecnologias como ferramentas para promoção, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Ao final, acontecerá uma atividade dinâmica, interativa e lúdica destinada aos campuseiros que desejarem vivenciar na prática a experiência dos benefícios de tecnologias destinada para melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência visual.Será mostrado o funcionamento de diversos protótipos tais como: bengala automatizada para detecção de obstáculos, Just step – Piso Tátil inteligente e Bus blind, Dispositivo de aviso sonoro para orientação de cegos em pontos de ônibus.

 



00h às 00h45 – As Mulheres em Star Wars: A Representatividade Feminina no  

Cinema

Palco STEAM
Danielle Sodré | Lica Ornelas | Larissa Macêdo

 

O painel irá abordar, em linha temporal, as mudanças evidenciadas nos filmes de Star Wars quanto a participação feminina (atuação e produção) e os reflexos para a cultura pop e seus consumidores.

 

10h30 às 11h30 – Mulheres, Inovação e Tecnologia!
Palco STEAM
Sonia Guimarães | Lorenna Vilas Boas

Desde a idade antiga até os dias atuais, e com olhar no futuro, onde a revolução tecnológica pode impactar muito positivamente na vida de TODOS, incluindo as mulheres, as mais excluídas… Que nós mulheres usemos a nossa criatividade, a ciência e a tecnologia para suprir as lacunas de onde a nossa força mitocondrial ATP não pode chegar. Que nós mulheres usemos a tecnologia para garantir a igualdade de gênero e raça também.

 

Lembrando que os nossos painéis serão transmitidos AO VIVO DA CAMPUS! Colá lá!

Larissa Bacelar

Larissa Bacelar

Mãe Trekker. Tem como profissão o Design Gráfico e aposta sempre na inteligência e na originalidade como boa pertencente da Ravenclaw.