Livro de RPG, ambientado no Brasil Colonial, é lançado em Salvador

Estivemos ontem no lançamento do Livro de RPG A Bandeira do Elefante e da Arara de Christopher Kastensmidt, no Porto dos Livros, em Salvador. O livro é ambientando no Brasil Colonial, em 1500 e narra as aventuras do holandês Gerard Van Oost e do guerreiro africano Oludara. A história aborda os nativos e colonizadores, e as muitas relações e conflitos entre eles. O livro conta também com os inúmeros seres encantados do folclore brasileiro, indo desde o sagaz Saci-Pererê até bestas enormes e aparentemente invencíveis, como o Boitatá e o Capelobo.

Fotos: Lúcio Urbanetto

Além do objetivo de entretenimento, o livro foi pensado também para uso escolar, como forma de introduzir e discutir assunto sobre a história do Brasil e promover nas escolas o processo de trabalho em equipe, interpretação e criatividade. Na ocasião, o professor de história do ensino fundamental Matheus Buente falou um pouco sobre a sua experiência de gameficação em sala de aula com o projeto Escolab, ressaltando a importância desse tipo de material para ensinar, de forma mais lúdica, e despertar o interesse do aluno pela história do Brasil.

O autor, o norte-americano Christopher Kastensmidt, se mudou para o Brasil em 2001, mas desde antes já estudava sobre a história do país por vontade própria. À medida que foi conhecendo mais sobre o tema e os folclores e aprendendo a língua portuguesa, o interesse no assunto foi se tornando cada vez maior. Esta primeira impressão custa apenas R$28,00, graças ao apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e patrocínio do Banco De Lage Landen.

Fotos: Lúcio Urbanetto

TN indica! Reúna seus amigos e explore este mundo fantástico! Experimente uma nova história do nosso país com uma jogada dos dados.

About Ronan Carvalho 37 Articles

Designer, Gamer, Membro da Tropa dos Lanternas Amarelos e morador de Hell’s Kitchen