Lumberjanes – Cuidado com o sagrado gatinho

Juro solenemente fazer o melhor possível,
Todos os dias, e em tudo o que faço,
Ser forte e valente,
Ser autêntica e humana,
Ser interessante e interessada,
Ser atenciosa e questionadora
Do mundo ao meu redor,
E pensar primeiro nos outros,
Sempre ajudar e defender meus amigos,
(Ai fala um troço sobre deuses e coisa e tal)
E fazer do mundo um lugar melhor
Para as escoteiros Lumberjanes
E para todas as pessoas.

Com essa promessa proferida por todas as Lumberjanes, embarcamos nas aventuras místicas das jovens escoteiras April, Mal, Molly, Ripley e Jo!

Noelle Steverson, cartunista responsável pela obra, emprega qualidade em suas histórias de meninas e mulheres reais. A jovem artista acumula importantes participações e premiações no que diz respeito a produções autorais nos Estados Unidos. Sua primeira publicação fora com Nimona, personagem inspirada na própria criadora, no formato webcomics.

Seus conteúdos, além de desbravar a representação de figuras femininas sem estigmas e/ou estereótipos que remetem à fraqueza (imposta), trazem uma leitura agradável e apropriada para todas as faixas etárias.

Trabalhando primordialmente com a apresentação de personagens possíveis,Noelle destacou – em uma de suas entrevista há alguns anos atrás – como ainda as produções que abordam questões de gênero e sexualidade são muito carregadas de tensões, enfrentamentos etc. e como essa interlocução restringe o público, sendo, em sua maioria, adultos, e sua percepção de naturalidade.

Nesta perspectiva, é fácil entender o quão relevante é a aproximação do leitor a diferentes cenários de relações pessoais, de opiniões e, também, de representações físicas – fator este que desperta ainda mais o interesse de novos consumidores.

Suas personagens enfrentam desafios, charadas, enigmas e aplicam seus conhecimentos nas tarefas e obtenção de novos distintivos, nessa temporada (intensiva) de acampamento.

Escoteiras que transmitem seus aprendizados para os novos grupos, objetivando contribuir para a formação e desenvolvimento humano de moças à mulheres.

A hq possui uma sequência um pouco diferenciada daqueles apresentados no Brasil. Hoje, podemos encontrar apenas dois volumes publicados de forma traduzida. Entretanto, infelizmente, o preço final acaba desanimando um pouco (na casa dos cinquenta reais).

Lumberjanes é uma produção feita por mulheres (em sua maioria), com personagens femininas, voltada para todos!

P.S. Lumberjanes passa no Teste de Bechdel.

Danielle Sodré
About Danielle Sodré 30 Articles
Engenheira Ambiental e Sanitarista. Fã da Mulher-Maravilha. Entusiasta por representações femininas na cultura pop e suas repercussões