O Dia do Atentado (Patriots Day)

Por Marcus Mota | Revisão Bianca Cardeal

 

O filme retrata o atentado à Maratona de Boston, ocorrida em 2013, e os acontecimentos subsequentes. Duas bombas explodem (3 mortes e 183 feridos) e a equipe formada pelo sargento Tommy Saunders (Mark Wahlberg), pelo agente especial Richard Deslauries (Kevin Bacon), pelo comissário de polícia Ed Davis (John Goodman) e pelo sargento Jeffrey Pugliese (J. K. Simmons) se percebe diante de uma cidade aterrorizada com as consequências das explosões e com a ameaça iminente de novos atentados. O elenco possui, também, Michelle Monaghan (enfermeira Carol Saunders).

O filme é dirigido por Peter Berg (Horizonte Profundo, 2016 e O Grande Herói, 2013, filmes com temáticas semelhantes). O Dia Do Atentado tem 133 minutos de exposição dos acontecimentos, dentre eles: o momento em que as bombas foram colocadas, o resgate das vítimas e suas lutas após o atentado, as investigações da polícia e a caçada aos terroristas. Aos exatos 00:21:13, o filme ganha bastante tensão, onde a agonia é constante perante a exposição de ferimentos e suas implicações. A tensão permanece durante o resto dá película, sendo interrompida no desfecho, trazendo um sentimento de solidariedade, força e fé.

Como pontos fortes do filme, cito a excelente reconstrução dos fatos, a mesclagem de cenas reais com cenas dramatizadas, trilha sonora condizente com as cenas e as boas atuações, no geral. Como pontos fracos, há o completo esquecimento de alguns personagens presentes no início da trama, tentativas pífias de humor em momentos inapropriados, a fraca atuação de Mark Wahlberg (quando é necessário grande comoção) e a ausência de estímulo em cenas que deveriam ser mais empolgantes.

Nota: 4/5

 

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=TLTtnkIS3o4″]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.