O mundo sem os Beatles em ‘Yesterday’

Alguns elementos da cultura pop ultrapassam as barreiras do nicho onde elas têm origem. Tolkien, por exemplo, se consolidou na literatura, mas a sua obra influenciou vários gêneros: música, cinema, literatura e, claro, RPG. Assim como o criador da Terra Média, Os Beatles é uma das massivas influências de todo o segmento que cerca a cultura mundial. Mas, se só você soubesse da existências do quarteto de Liverpool?

 

Essa é a premissa de ‘Yesterday”, filme dirigido por Danny Boyle (Transporting, Quem Quer Ser um Milionário). Após sofrer um acidente, o cantor-compositor Jack Malik (Himesh Patel) acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.

 

A sinopse por si só já é um atrativo, e o desenvolvimento dela ganha um tom cômico que deve agradar os espectadores. E entender ainda mais como as músicas de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, influenciam na indústria cultural como todo. O roteiro ainda dá uma alfinetada na indústria fonográfica, imaginando como as inspirações, letras e até mesmo os nomes dos discos seriam aceitos na sociedade hoje em dia. (A piada com o White Album é sensacional).

 

Como um produto que facilmente é definido como uma comédia romântica, Yesterday pode pecar em deixar certas narrativas dos Beatles de lado, mas com certeza agradará o público como um todo. Me vi cantando no meio da sessão, e já pensando na playlist do quarteto. Vale o ingresso!

 

Avatar

Ronan Carvalho

Designer, Gamer, Membro da Tropa dos Lanternas Amarelos e morador de Hell's Kitchen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.