O Sorriso da Hiena: Um estudo psicologico sobre a maldade

A maldade do ser humano é algo que já foi retratada pelas mais diversas mídias produzidas na cultura pop. Desde a representação do personagem como uma característica, sendo esta, má – sem aprofundamento, apenas manutenção da característica ou ações, ou outros, que já possuem uma construção que até acabam nos fazendo pensar sobre – chegando até a concordar, em certa medida, com os atos apresentados; essa tal maldade vem carregada de críticas e há quem vá de encontro a ela. Mas, quando o mal tem a intenção de fazer o bem? É justificável e aceitável? É o que esse livro vem nos responder.

‘O Sorriso da Hiena’ é um livro de literatura policial escrito pelo brasileiro Gustavo Ávila. Primeiramente lançado de forma independente, as críticas lhe renderam uma republicação em 2017 sob o selo Verus. Centrado em uma série de assassinatos envolvendo crianças, somos apresentados a três personagens centrais: William, um respeitado psicólogo infantil, que tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana; David, um homem que presenciou o assassinato brutal de seus pais, o qual vê em William uma pessoa capaz de entender a maldade humana, reproduzindo tais atos cruéis. E o detetive Arthur Veiga, investigador, que chama a atenção por ter Síndrome de Asperger e, se empenha para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.

Gustavo Ávila, Escritor

O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos faz ter noção de todo o mistério prévio. Porém, não diminui em nada a tensão dos acontecimentos estruturados no livro. Gustavo tem uma escrita fluída e prende sua atenção desde as primeiras páginas, fazendo da obra uma verdadeira experiência literária. Os diversos pontos dos personagens, levantam questionamentos sobre a psique humana: até onde ir para obter respostas concretas? A maldade nasce conosco, ou ela precisa de elementos externos?

Com algumas poucas escorregadas, como facilidades narrativas quanto à trama, ‘O sorriso da Hiena’ é um romance policial muito bem desenvolvido e eletrizante. Aguardo por mais livros do Gustavo, pois aqui, ele se mostra um escritor pronto para grandes histórias.

Vale lembrar que a obra teve seus direitos de adaptação comprados pela Rede Globo. Aguardemos uma obra audiovisual.

Avatar

Ronan Carvalho

Designer, Gamer, Membro da Tropa dos Lanternas Amarelos e morador de Hell's Kitchen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.