VR7 – Realidade Virtual em Salvador

Por Danielle Sodré | Revisão Bia Cardeal

No dia 22 de julho, ocorreu em Salvador a inauguração de um espaço dedicado à imersão audiovisual em realidade virtual dos jogos eletrônicos, o VR7.

Nos últimos anos, o desenvolvimento de jogos eletrônicos tem alcançado notáveis patamares de realismo e níveis de jogabilidade fascinantes. Nesse sentido, muitas organizações desenvolvedoras de games do gênero tem apostado nessa imersão para além das grandes telas de tv/pc, ousando transmitir aos jogadores a vivência da realidade virtual.

Atualmente, com a parceria entre a HTC (desenvolvedora e produtora de aparelhos telefônicos) e a Valve Games, os jogos virtuais passaram a permitir movimento para os jogadores através da tecnologia room scale (escala de quarto, na tradução livre), em que algumas tarefas dos jogos dependem exclusivamente da movimentação do envolvido por um perímetro determinado.

Essa realidade ainda é de pouco acesso ao público gamer (mesmo para os ávidos por novidades), principalmente pelo seu elevado custo de aquisição e manutenção. Afinal, não é possível jogar os games utilizando apenas os óculos rift: é preciso uma estrutura muito maior de hardware para sua execução. Para Salvador, as coisas se complicam um pouco mais, tendo em vista o baixo investimento, resultando na carência pela oferta de entretenimento nerd/geek.

Por esta razão, e também pela vontade de resgatar a vivência dos arcade games, o espaço dedicado aos jogos de fliperama e competições, a VR7 chega a Salvador, com uma super infraestrutura para atender o público soteropolitano, com a possibilidade de partidas individuais e em grupo dos mais diferentes tipos de jogos – além de ser ponto de encontro com os amigos.

Em entrevista com Marcos, co-fundador da iniciativa, ele nos contou que a proposta visa a interlocução com os mais diferentes públicos de Salvador, destacando o fato de que a cidade, hoje tão carente de entretenimento, poderá abarcar a iniciativa/espaço como uma alternativa para diversão e apresentação do que há mais de novo em tecnologia para realidade virtual.

Nós, do Tabuleiro Nerd, tivemos a oportunidade de vivenciar a experiência oferecida pela VR7, percorrendo dentre as quatro salas equipadas com a tecnologia room scale em completa imersão; testamos os mais diferentes jogos, todos com tutoriais de inicialização e com apoio contínuo de monitores para suporte e esclarecimento de dúvidas.

Diferentemente dos óculos VR para celulares, a tecnologia apresentada supera as deficiências apresentadas pelos últimos, melhorando a resolução das imagens, regulando a distância focal dos jogadores – o que ajuda muito quem possui uma deficiência visual e possibilita a interação gestual com os games.

Além da diversão garantida, a jogabilidade lhe permite exercitar-se tanto fisicamente (movimentações dos membros) quanto intelectualmente, pois estes jogos te obrigam a pensar em interação de ação-resposta para além dos botões de um joystick.

Localizado no bairro do Canela, o espaço já encontra-se aberto ao público, com algumas opções de modalidades de ingressos.

VR 7 – Realidade Virtual

R. Marechal Floriano, 482 B – Canela – Salvador

Site

Facebook

Instagram

 

Danielle Sodré
About Danielle Sodré 20 Articles

Engenheira Ambiental e Sanitarista. Fã da Mulher-Maravilha. Entusiasta por representações femininas na cultura pop e suas repercussões